top of page
Foto do escritorWillian Nogueira

Ação do Filtro de Mitigação de Interferência na Recepção Profissional em Banda C por causa do 5g

Atualizado: 5 de fev. de 2024

A introdução do 5G pode causar interferências em sistemas profissionais de recepção em Banda C, que são usados em aplicações críticas, como transmissões de televisão por satélite, serviços de meteorologia e aplicações militares. Esses sistemas são altamente sensíveis a interferências, e a interferência do 5G pode afetar negativamente sua capacidade de receber e decodificar sinais.


Nesse contexto, os filtros de mitigação de interferência desempenham um papel fundamental para minimizar a interferência do 5G nos sistemas de recepção em Banda C. Esses filtros são projetados para atenuar as frequências adjacentes ao espectro da Banda C, incluindo aquelas usadas pelo 5G, de forma a reduzir o nível de interferência. Os filtros de mitigação de interferência podem ser integrados em sistemas de recepção existentes para reduzir a interferência. Esses filtros são projetados para suportar as especificações técnicas da Banda C, garantindo que não haja perda de sinal e preservando a qualidade da recepção.

O 5G causa interferência na recepção em Banda C devido a proximidade da frequência e nível alto de transmissão, o que ocasiona na saturação do LNB, deste modo impossibilitando a recepção e decodificação de qualquer sinal, devido a saturação. O filtro atuando como um filtro passa-faixa, atenua os sinais fora da faixa, para que não levem o LNB à saturação. Com a inserção dos filtros alguns relatos foram os seguintes:

- Perda de 0,5 a 1 dB no nível de recepção antes da instalação (causada pela perda por inserção do próprio filtro, o que não irá afetar a sua recepção, já que sem o filtro em alguns casos será impossível manter a recepção estável).

- Melhora da qualidade do sinal recebido (Em alguns casos, algumas recepções já estavam com problemas de sinais indesejados devido à alta utilização de faixas de frequências do espectro, interferências de outras frequências que não eram o 5g, e só foram descobrir após a instalação do filtro e melhora do sinal recebido).

Em resumo, os filtros de mitigação de interferência são cruciais para minimizar a interferência do 5G nos sistemas de recepção em Banda C.



131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EIRP de Subida: Um Guia Técnico Detalhado

A Potência Isotrópica Radiada Efetiva (EIRP) de subida é um parâmetro crítico nas comunicações via satélite, representando a potência que...

Comments


bottom of page